Como começar um post com esse título? Hm... Complicado, mas vou tentar, bem vou explicar a história do início:
Na minha última aula de redação o professor passou três temas:
- "Benefícios e malefícios dos avanços científicos e tecnológicos atingidos pela humanidade."
- "O Rio de Janeiro ainda pode ser chamado de Cidade Maravilhosa?"
- "O poder transformador da arte na sociedade."
Esse último, o próprio professor disse que foi o tema mais difícil que ele já tinha visto no nível do nosso concurso, e adivinha qual eu escolhi? Isso mesmo, eu queria falar em como a arte transformava as pessoas. Para mim, não foi complicado falar sobre esse tema, já que era uma coisa que tecnicamente estou acostumado, gosto muito de arte, sempre gostei, e vejam bem: arte não é apenas aquelas pinturas super loucas do tipo que tem no museu de Arte contemporânea em Niterói ou apenas o que está lá estampado no Louvre, a arte está em tudo o que nos cerca, desde as músicas que a gente ouve até ao designer do tênis da nike super fodastico que aquele seu amigo que gosta de ostentar comprou.
A questão é: A arte transforma as pessoas?
A resposta é: Sim, a todo instante, a todo tempo e na maioria das vezes não nos damos conta. As meninas por exemplo adoram ouvir as músicas divas da Beyoncé pra esquecer do ex, os meninos por sua vez sabem muito bem decorar a frase de uma música quando quer encantar a namorada, outro exemplo muito nítido é a literatura, hoje em dia ainda temos a vida de milhares de pessoas sendo regida por um único livro, ou então aquela famosa obra de Paulo Coelho "O Alquimista" que tocou o coração de muitas pessoas, e fez com que milhares de turista peregrinassem em busca de percorrer o caminho de Santiago de Compostela e evoluir espiritualmente.
Conseguem perceber? A arte transforma as pessoas, e isso e fascinante. Milhares de pessoas tentam desvendar o segredo de Monalisa até hoje, as profecias do misterioso escrito feito por Nostradamus estão ai se cumprindo, ou o famoso manuscrito Voynich que até os dias de hoje não foi revelado. A arte consegue tocar as pessoas de diversas formas, seja na de se vestir, de se portar, no que irá acreditar, arte muda a nossa vida, em certos casos apenas um trecho de uma música faz seu dia melhorar, ou então pra quem mora no Rio de Janeiro, as mensagens simpáticas do Profeta Gentileza ensinou muitas pessoas a serem mais educadas.
A arte está em todo o lugar, nos acrescentando novas ideias, ampliando nossos horizontes e nos transformando gradativamente, é uma questão de apenas abrir os olhos e olhar em volta e perceber que nada acontece sem um motivo, e o motivo da arte é esse: transformar, evoluir, ou em certos casos, confundir.
Nenhum comentário :
Postar um comentário